Vereadores cobram "Teste do Olhinho" em bebês

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Em conjunto com os Vereadores Sérgio Kniphoff e Eloede Conzatti, o Vereador Delmar Portz encaminhou o Projeto de Lei que estabelece a realização de exame de catarata e glaucoma congênitos nos recém-nascidos, nas maternidades e nos hospitais públicos ou conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), no Município de Lajeado.
De acordo com os vereadores, o "Teste do Olhinho" é uma realidade conhecida no meio pediátrico, sendo que, sem a realização do teste, mais de 50% dos recém-nascidos só tem a alteração descoberta quando estão cegos ou quase cegos para o resto da vida.Tais sequelas seriam prevenidas consideravelmente se o problema fosse tratado no tempo certo. Trata-se de um exame muito simples, rápido e indolor, sem nenhuma aparelhagem sofisticada, pois para a realização do mesmo, basta a luz de uma lanterna incidir sobre os olhos do bebê. Se tiver reflexo vermelho, o resultado é "normal", se tiver reflexo branco, o resultado é catarata. Já o glaucoma pode ser detectado por um exame físico bem feito, sendo verificado se os olhos estão com aspecto de "olho de boi".
O "Teste do Olhinho", capaz de salvar a visão de milhares de crianças, leva menos de cinco minutos e pode ser feito por qualquer pediatra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Delmar Portz © 2012 | Designed by Bubble Shooter, in collaboration with Reseller Hosting , Forum Jual Beli and Business Solutions